Panquecas de Trigo Sarraceno e Laranja - Gluten-free!




Bom dia!
Sei que tenho estado ausente mas como alguns sabem, estou em medicina, e estive a estagiar até ontem! Por isso tenho tido pouquíssimo tempo para escrever no blog!
Para além disso agora começam os exames e por isso também vai ser uma época de horários complicados... começam as noitadas de estudo e os dias de stress (sei que não devo ser a única!)
Mas nem tudo é mau! Agora que entrei em fase de estudo intenso e tenho uma óptima desculpa para comer bem, nada melhor que acordar com um pequeno-almoço em grande! Delicioso e saudável :)
Este é especial, a minha primeira receita sem glúten! Espero que gostem!


Para quem quiser mais sobre a 'farinha' usada:
"O trigo sarraceno é considerado energizante e nutritivo, apresenta altas quantidades de farelo, disponível quer nas variedades leve ou integral, com a variedade integral mais nutritiva. Uma vez que o trigo-sarraceno não contém glúten, é apto para uma dieta celíaca. Apresenta mais proteína do que o arroz, trigo ou milho, fonte de proteínas e de ferro.
É também fonte de manganês, magnésio e fibras dietéticas. Uma só chávena de trigo sarraceno contém cerca de 86 miligramas de magnésio. Os seus efeitos benéficos também estão ligados à presença de flavonóides, com destaque para arutina (Vitamina P) e a quercetina. Estes previnem doenças, com a sua ação antioxidante. A sua proteína é de alto valor biológico, pois contém todos os aminoácidos essenciais, incluindo a lisina. Pesquisas afirmam que uma alimentação rica em grãos integrais, como o trigo sarraceno, previne doenças cardiovasculares, incluindo a aterosclerose, diabetes e obesidade, entre outras, devido ao seu teor de fibras e outros compostos, como gorduras polinsaturadas."

Panquecas de Trigo Sarraceno e Laranja (gluten-free)


Ingredientes:
1½ chávena de farinha de trigo sarraceno (80gramas)
2 colheres de sopa de farinha de amendoa (amendoa moida) - (opcional,  podem simplesmente usar mais farinha de trigo sarraceno/milho/maizena, mas dá um sabor agradável)
1 chávena cheia de leite de amendoa (pode ser substituído por outro leite à escolha ou por 1½ iogurte grego/natural)
1 ovo grande
2 colheres de sopa de açúcar mascavado (podem substituir por mel ou adoçante! - a gosto)
1½ colher de chá de fermento
Sumo de ½ laranja média
Raspa de 1 laranja média



Receita:
  1. Numa taça misture os ingredientes secos (as farinhas), e o açúcar.
  2. Junte o leite/iogurte, o ovo, o sumo de laranja e a raspa. 
  3. Por fim adicionar o fermento e bater muito bem (se tiverem até podem usar o processador para ficar tudo bem misturado e sem grumos)
  4. Aqueça uma frigideira grande antiaderente em lume médio. Unte levemente com azeite virgem extra ou manteiga magra (só o necessário para não colar)
  5. Deite a massa na frigideira e cozinhe até começar a ver bolinhas de ar na superfície da panqueca. Vire e cozinhe mais um pouco, até estarem bem dobradinhas.
  6. Sirva com xarope de acer, mel ou iogurte magro e delicie-se!


Nota: Nao se preocupem com medidas exactas, o que importa são mais os sabores, se preferirem mais doce usem um bocadinho mais de acúcar/mel/adoçante, se preferirem uma panqueca mais consistente usem o iogurte em vez de leite... etc. A consistência final não deve ficar liquida de mais, senão em vez de panquecas acabam com crepes! (tambem não é mal pensado). Juntem sempre primeiro os secos, e depois o ovo e o sumo de laranja, o leite vão adicionando ate chegar a consistência pretendida! (no meu caso foi uma chávena!)



Beijinhos e Bom fim de semana! :)


0 comentários:

Enviar um comentário

 

Instagram

Instagram

Translate

Get In Touch

roastednotfried@gmail.com