Salame de Chocolate do Bem

Olá olá!

Como prometido no meu instagram, aqui fica a receita do que considero ser das minhas melhores "invenções" na cozinha! É um salame de chocolate com apenas 4 ingredientes, sem alimentos processados industrialmente, barato, e fácil de fazer :) aqui vai


Ingredientes:
200 gramas de purê de batata doce
13 tamaras medjool ( deixadas em água previamente ) + 50 ml de água ou bebida vegetal
100g de avelãs torradas e partidas
50g de cacau em pó 

Opcional:
Xylitol/Agave/Mel/Acúcar de côco a gosto
Super foods como: Maca, Lucuma, etc.. (que compro na Iswari)




Receita:
Para o caramelo de tamaras:
Cobrir as tamaras com água e deixar de molho durante 1 hora ( ou conforme vos der jeito )
Quando já estiverem mais amolecidas, tirar os caroços e triturar adicionando água até a consistência desejada ( ver fotografia )













Para o salame:
  1. Juntar ao caramelo de tamaras 200 g de purê de batata doce ( que é apenas batata doce bem cozida e triturada até ficar purê )
  2. Juntar 50 g de cacau em pó ( podem usar cacau magro )
  3. Envolver tudo muito bem ( podem usar a trituradora )
  4. Provar a ‘massa’ e ajustar sabores, isto é, se quiserem mais doce adicionar um adoçante a gosto ( eu sugiro: xylitol, açúcar de coco, xarope de tamaras, ou mel por exemplo )
  5. Envolver tudo bem e juntar as avelãs
  6. Colocar em papel de prata e enrolar (como o salame tradicional)
  7. Levar ao congelador durante 6/7 horas ou deixar durante o dia/noite
  8. Quando estiver duro está pronto a servir :)

Dica: Eu sou só uma e o que faço é guardar sempre no congelador, dura à vontade um mês (nunca testei mais do que isso). Cada dia corto uma fatia, deixo descongelar 1 mindinho ou 2 e como :) Nunca levei para na marmita nem deixei cá fora mais do que 30 minutos, porque tenho sempre medo que fique demasiado mole (como a consistência inicial). Se experimentarem avisem-me e deem-me feedback :) 
gosto muito muito desta receita e espero que também gostem!! 

Um grande beijinho, 

M


0 comentários:

Enviar um comentário

 

Instagram

Instagram

Translate

Get In Touch

roastednotfried@gmail.com